Guarda Corpo

Do logo ao app - Um projeto desenvolvido com muito amor, carinho, suor e linhas de código!







Logo Guarda Corpo

Desenvolver este projeto foi bem desafiador, pelo fato que não era apenas um logo, mas um grupo de produtos de design. Desde o desenvolvimento do logo até o aplicativo. Ao meu olhar, projetos grandes sempre requerem demanda de tempo e envolvimento de todas as partes, mas não seria a amplitude do projeto que me faria recuar. Projetar para massas é divertido e ao mesmo tempo complexo, pelo fato que a aprovação não é micro, é macro.

Projetos desse porte devem ser bem pensados e possuir soluções efetivas de Design. O fato de o produto ter abrangência nacional, a aceitação será em larga escala. O desenvolvimento desse projeto me fez conhecer e refletir sobre o imaginário das pessoas que tangenciam o ecossistema dos profissionais de saúde e segurança do trabalho.

Geração de alternativas e variações da marca




Para o desenvolvimento do branding, se fez necessário entender como seria utilizada a marca e por quem seria atualizada. Assim, foi delimitado as necessidade e aspirações que a marca deveria desempenhar em diversos meio. Dando sequência, foi feito uma pesquisa direta com os profissionais que utilizarão: Téc. em Segurança do Trabalho, Téc. em Enfermagem do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, bem como o Engenheiro e Médico do Trabalho.

Em segundo momento também foi considerado o pessoal do escritório e ambientes de trabalho. Como a marca representa uma gama de profissionais, nada mais coerente do que entender o imaginário dos mesmos. Uma vez que as formações dos profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho vai do ensino técnico ao mestrado, isso também inclui o pessoal do escritório.









Logo Guarda Corpo






Material do Branding da Marca

Após todo o desenvolvimento do branding é hora do app. Para entender o app, se faz necessário elencar de forma objetiva as necessidades que o aplicativo tem que suprir com foco na experiência do usuário. Não adianta o app tem diversas funcionalidades, sem atender as necessidades do usuário de forma efetiva.

Para esboçarmos e termos uma noção da proporção da estrutura do app e mensuramos a quantidade de telas e ações, montamos um diagrama da arquitetura do app. Com este diagrama podemos detalhar todas as telas e ações, sendo possível ter uma visão macro e micro de todas as telas.






Arquitetura do Aplicativo




No desenvolvimento das telas, foi considerado: a experiência do usuário, os requisitos do projeto e as aspirações dos usuários. Como neste projeto existiam diversos elementos, foi de grande importância, definir o peso visual dos elementos. Também foi determinado os demais elementos estéticos das telas.

Numa pesquisa de concorrentes, foi notado que em sua totalidade dos pesquisados, os apps possuíam 80% das telas com uma imensa quantidade de texto e 20% de elementos gráficos com elementos visuais de baixa/péssima qualidade.





Telas e Redesign do App




Arquitetura do Aplicativo

Ainda dentro deste contexto, foram desenvolvidos botons e menus de ações com background personalizado considerando uma ligação direta com o que aguardava para aquela seção. Todavia, os contextos vão se mutando ao decorrer dos anos e após pesquisa com os usuários do app, foi diagnosticado a necessidade de um redesign da arquitetura do aplicativo e consequentemente das telas, onde isso vai ao encontro de mudanças na estética do app.

Para este novo momento do aplicativo, como já dito, foi considerado o resultado da pesquisa com os usuário e análise das métricas de aceitação e usabilidade do app. Também foi levado em consideração o tamanho do app, onde está ligado diretamente a tomada de decisão do usuário, de instalar ou não.






Redesign do Aplicativo


Redesign do Aplicativo
Redesign do Aplicativo


Para finalizar este projeto ainda tinha todo o material de divulgação do aplicativo na PlayStore. De início imaginei uma determinada quantidade de material, mas foi bem além do estipulado. A plataforma requer uma grande quantidade de material, pois ela divulga o aplicativo em diversas plataformas.

Assim sendo, foram desenvolvidos ícones, capturas de telas e outros recursos gráficos solicitados pela plataforma. No desenvolvimento deste matérias, se fez necessário observar para quais meios o app seria distribuído, pois, aplicativos Android são passíveis de instalação em telefones móveis, tablet, tv, relógios e carros.






Redesign do Aplicativo


Material gráfico da PlayStore

Próximo Projeto

CODEFICANDO