Dicas do CEM

Disciplina Positiva

 

A disciplina positiva é um modelo educacional que tem por base a psicologia adleriana, de Alfred Adler, desenvolvida por Rudolf Dreikurs. Fundamenta-se no respeito mútuo e na cooperação, através do encorajamento e da compreensão, aliados à firmeza. Isso tudo seria o alicerce para o ensino de competências importantes para a vida e para formar pessoas autoconfiantes, seguras e decididas.

Help! Me eduque

 

O psicólogo clínico, Rossandro Klinjey, traz nesta fantástica obra sua ampla experiência, para entendermos por que os pais, apesar de amarem profundamente seus filhos, não estão conseguindo torná-los pessoas mais capazes, felizes e equilibradas. E, por que, em muitos casos, as boas intenções dos pais têm criado crianças e jovens egoístas, instáveis e interesseiros. Temas polêmicos como liberdade, privacidade, novas formações familiares, dentre muitos outros são vistos de forma franca, clara e didática. Uma leitura indispensável para todos aqueles que possuem a desafiadora tarefa de educar.

Carão com carinho

 

Difícil é ensinar os limites a crianças e adolescentes. Essa tarefa será facilitada se descobrirmos o caminho do afeto. A repreensão com afeto é possível. Mais que isso: só com afeto é que os limites serão estabelecidos com eficiência, tornando-se, assim, duradouros

Mundo Singular

 

“Mundo Singular - Entenda o autismo” é um livro sobre a visão de mundo, os desafios, o brilhantismo e os tratamentos e as perspectivas futuras de crianças com autismo.

Quem ama educa!

 

Esta obra está dividida em quatro partes, onde o autor assinala problemas, busca seus entendimentos e propõe soluções para relação entre pais, filhos e educadores. Oferecer uma educação que inclua disciplina, gratidão, religiosidade, cidadania e ética é o objetivo do psiquiatra Içami Tiba.

Entre os muros da escola

 

Existe um fosso que separa o professor e os alunos que protagonizam o filme "Entre os Muros da Escola", vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes do ano passado. No microcosmo de uma sala de aula, a expressão "choque de civilizações" poderia ser usada para sintetizar a relação entre eles.

Filhos do paraíso

 

Ali (Amir Farrokh Hashemian) é um menino de 9 anos proveniente de uma família humilde e que vive com seus pais e sua irmã, Zahra (Bahare Seddiqi). Um dia ele perde o único par de sapatos da irmã e, tentando evitar a bronca dos pais, passa a dividir seu próprio par de sapatos com ela, com ambos revezando-o.

Sociedade de poetas mortos

 

Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a "Sociedade dos Poetas Mortos".

Um sonho possível

 

Michael Oher (Quinton Aaron) era um jovem negro, filho de uma mãe viciada e não tinha onde morar. Com boa vocação para os esportes, um dia ele foi avistado pela família de Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), andando em direção ao estádio da escola para poder dormir longe da chuva. Ao ser convidado para passar uma noite na casa dos milionários, Michael não tinha ideia que aquele dia iria mudar para sempre a sua vida, tornando-se mais tarde um astro do futebol americano.

A voz do coração

 

Pierre Morhange (Jacques Perrin) é um famoso maestro que retorna à sua cidade-natal ao saber do falecimento de sua mãe. Lá ele encontra um diário mantido por seu antigo professor de música, Clémente Mathieu (Gérard Jugnot), através do qual passa a relembrar sua própria infância. Mais exatamente a década de 40, quando passou a participar de um coro organizado pelo professor, que terminou por revelar seus dotes musicais.

Sempre ao seu lado

 

Parker Wilson (Richard Gere) é um professor universitário que, ao retornar do trabalho, encontra na estação de trem um filhote de cachorro da raça akita, conhecido por sua lealdade. Sem ter como deixá-lo na estação, Parker o leva para casa mesmo sabendo que Cate (Joan Allen), sua esposa, é contra a presença de um cachorro.

Além da sala de aula

 

Uma professora de primeira viagem com 24 anos de idade supera seus medos e preconceitos iniciais em lecionar para crianças de rua em uma sala de aula improvisada em um abrigo, fazendo grande diferença na vida delas.

Ensinar Aprendendo

 

Quanto custa para o país um mau governante? Quais são os danos ao planeta provocado por pessoas inescrupulosas? Qual é o mal que causa à sociedade um não-cidadão? Estas perguntas nos levam à mesma conclusão: os educadores têm muito trabalho pela frente, pois sob todos os aspectos, é desastrosa a falta que faz a Educação na vida de uma pessoa.

Educando crianças geniosas

 

“Cale a boca!”. Se uma ordem como esta já é suficientemente agressiva na boca de um pai ou uma mãe ao se dirigir a um filho, que dizer quando os papéis se invertem e é ele quem trata os pais assim?

E seu nome é Jonas

 

Por um erro de diagnóstico, Jonas, um garoto surdo, é internado – ainda pequenino – em uma instituição para crianças com deficiência intelectual. Sua família ouvinte, ao descobrir o engano, retira-o do internato e o traz de volta à casa, matriculando-o em uma escola (oralista) para surdos.

O céu de outubro

 

No final dos anos 50, o adolescente Homer Hickam (Jake Gyllenhaal) vive em uma cidade onde a mineração é a maior empregadora local. Ao saber que os russos colocaram o satélite Sputnik em órbita, Homer começa a sonhar em também colocar um foguete seu em órbita. Logo ele convence alguns amigos a participarem do projeto e, com o apoio de uma professora, dá início ao projeto que irá mudar sua vida para sempre.

Clube do imperador

 

William Hundert (Kevin Kline) é um professor da St. Benedict's, uma escola preparatória para rapazes muito exclusiva que recebe como alunos a nata da sociedade americana. Lá Hundert dá lições de moral para serem aprendidas, através do estudo de filósofos gregos e romanos. Hundert está apaixonado por falar para os seus alunos que "o caráter de um homem é o seu destino" e se esforça para impressioná-los sobre a importância de uma atitude correta.

O amor é contagioso

 

Em 1969, após tentar se suicidar, Hunter Adams (Robin Williams) voluntariamente se interna em um sanatório. Ao ajudar outros internos, descobre que deseja ser médico, para poder ajudar as pessoas. Deste modo, sai da instituição e entra na faculdade de medicina. Seus métodos poucos convencionais causam inicialmente espanto, mas aos poucos vai conquistando todos, com exceção do reitor, que quer arrumar um motivo para expulsá-lo, apesar dele ser o primeiro da turma.

A menina que roubava livros

 

Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger (Sophie Nélisse) sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo (Geoffrey Rush), ela aprende a ler e partilhar livros com seus amigos, incluindo um homem judeu (Ben Schnetzer) que vive na clandestinidade em sua casa. Enquanto não está lendo ou estudando, ela realiza algumas tarefas para a mãe (Emily Watson) e brinca com a amigo Rudy (Nico Liersch).

O solista

 

Steve Lopez (Robert Downey Jr.) é um colunista famoso do Los Angeles Times e vive em busca de uma história incomum. Em um dia como outro qualquer, não exatamente em sua busca por uma matéria, ele ouve na rua uma música e descobre Nathaniel, tocando muito bem num violino de apenas duas cordas.

Pais que educam

 

O livro mostra como fazer da educação dos filhos uma aventura prazerosa, enriquecedora e inesquecível para todos os membros da família. Por isso, o processo de educação deve ser visto como via de mão dupla, na qual os pais devem cumprir com seu papel de educadores, mas estarem abertos para aprender com eles.

Educação pelo amor de Deus

 

O tema da educação está no centro das preocupações de Antônio Ermírio de Moraes. Como empresário, ele mostra a importância da boa preparação profissional tanto para as empresas quanto para os jovens. Ele tem sido um líder batalhador no campo educacional, apoiando projetos específicos e desenvolvendo atividades de alta eficiência para a formação de bons profissionais

Centro Educacional Marlucí - CEM

Rua Mércia Maria, 89 - Bairro Universitário - Caruaru - PE

Fone: (81) 3722-6727 / 98880-6727 / Whatsapp 99655-1102

Email: centroeducacionalmarluci@hotmail.com